Buscar
  • Nine Yards - Especialistas em Inglês

Batman: destrinchamos uma icônica fala dos filmes de Christian Bale!

Com o recente anúncio do retorno de Ben Affleck no manto do Batman para o filme "The Flash", que tem sua data de estreia para 3 de junho de 2021, aproveitamos para analisar uma icônica frase dita pelo Cavaleiro das Trevas no filme Batman Begins, o primeiro da notória triologia de Christopher Nolan.



Pelo que foi revelado da trama do filme solo do Flash, o conceito do multiverso será explorado mais a fundo e isso explica o motivo de alguns atores que interpretaram o Batman no passado estarem presentes no casting. Veremos múltiplas realidades, com diferentes versões do Cavaleiro das Trevas, como o de Michael Keaton, por exemplo. Provavelmente, já deu para perceber que o que não faltam são versões alternativas do Batman para serem usados no filme, já que a DC Comics adora fazer reboot e remakes como se não houvesse amanhã.


A frase que iremos analisar neste artigo é: “It’s not who I am underneath… but what i do that defines me”.


Existe mais de um jeito de traduzi-la, honestamente. De qualquer forma, a tradução mais literal possível seria: “Não é quem sou por dentro… mas sim minhas ações que me definem”.



A palavra underneath significa “estar em baixo de alguma coisa”, veja alguns exemplos:


Her apartment is underneath mine

O apartamento dela fica em baixo do meu


He’s hiding the gun underneath the table

Ele está escondendo a arma em baixo da mesa


Agora, no caso da fala do Batman, ele se refere à pessoa que está dentro do uniforme, ou seja, o próprio Bruce Wayne. Então, não seria exatamente “em baixo” e sim “por baixo/dentro de”. Na trilogia do Nolan, o conceito do Batman como algo além de um mero ser humano é algo fortemente enfatizado. O manto do Cavaleiro das Trevas não é somente uma fantasia para esconder uma identidade secreta, ou para amedrontar vilões; ele é uma entidade separada de Bruce Wayne, um símbolo que pertence a qualquer um que acredite naquelas ideias.


Portanto, Bruce Wayne, pelo menos me baseando na versão dos filmes do Nolan, não gosta muito de ganhar o crédito pelo seus feitos, porque ele vê o Batman como uma ideia, e ideias não pertencem exclusivamente à uma pessoa.


Em "The Flash", veremos novamente outras versões do cavaleiro das trevas por conta da narrativa do multiverso. Mas não somente quaisquer versões, e sim atores que interpretaram o personagem no passado, como Ben Affleck e Michael Keaton, ao mesmo tempo em que o filme The Batman terá sua própria versão com o ator Robert Pattinson. Versões dentro de versões com outras versões em paralelo… é muito Batman, mas como ele mesmo gosta de dizer, não é a pessoa vestindo o bat-traje que importa, mas sim as ações que fazem dela um verdadeiro Batman.


Agora o que você acha disso tudo? Concorda? Ou acredita que é muito Batman em pouco tempo? Deixa um comentário ai falando pra gente e até a próxima!


Rafael O. Bottene.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

THE LAST STRAW: entenda essa expressão em inglês!

E aí, já ouviu essa? É um expressão em inglês tão comum quanto sua "prima distante" do português, mas que não pode ser traduzida literalmente, pois não faria muito sentido. Bom, vamos começar traduzin

Rua Campos Salles, 405 - Centro

Piracicaba/SP 

 

+55 (19) 99148-6677 (Whatsapp)

contato@nineyards.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

CONTATO