Buscar
  • Nine Yards - Especialistas em Inglês

Batman: destrinchamos uma icônica fala dos filmes de Christian Bale!

Com o recente anúncio do retorno de Ben Affleck no manto do Batman para o filme "The Flash", que tem sua data de estreia para 3 de junho de 2021, aproveitamos para analisar uma icônica frase dita pelo Cavaleiro das Trevas no filme Batman Begins, o primeiro da notória triologia de Christopher Nolan.



Pelo que foi revelado da trama do filme solo do Flash, o conceito do multiverso será explorado mais a fundo e isso explica o motivo de alguns atores que interpretaram o Batman no passado estarem presentes no casting. Veremos múltiplas realidades, com diferentes versões do Cavaleiro das Trevas, como o de Michael Keaton, por exemplo. Provavelmente, já deu para perceber que o que não faltam são versões alternativas do Batman para serem usados no filme, já que a DC Comics adora fazer reboot e remakes como se não houvesse amanhã.


A frase que iremos analisar neste artigo é: “It’s not who I am underneath… but what i do that defines me”.


Existe mais de um jeito de traduzi-la, honestamente. De qualquer forma, a tradução mais literal possível seria: “Não é quem sou por dentro… mas sim minhas ações que me definem”.



A palavra underneath significa “estar em baixo de alguma coisa”, veja alguns exemplos:


Her apartment is underneath mine

O apartamento dela fica em baixo do meu


He’s hiding the gun underneath the table

Ele está escondendo a arma em baixo da mesa


Agora, no caso da fala do Batman, ele se refere à pessoa que está dentro do uniforme, ou seja, o próprio Bruce Wayne. Então, não seria exatamente “em baixo” e sim “por baixo/dentro de”. Na trilogia do Nolan, o conceito do Batman como algo além de um mero ser humano é algo fortemente enfatizado. O manto do Cavaleiro das Trevas não é somente uma fantasia para esconder uma identidade secreta, ou para amedrontar vilões; ele é uma entidade separada de Bruce Wayne, um símbolo que pertence a qualquer um que acredite naquelas ideias.


Portanto, Bruce Wayne, pelo menos me baseando na versão dos filmes do Nolan, não gosta muito de ganhar o crédito pelo seus feitos, porque ele vê o Batman como uma ideia, e ideias não pertencem exclusivamente à uma pessoa.


Em "The Flash", veremos novamente outras versões do cavaleiro das trevas por conta da narrativa do multiverso. Mas não somente quaisquer versões, e sim atores que interpretaram o personagem no passado, como Ben Affleck e Michael Keaton, ao mesmo tempo em que o filme The Batman terá sua própria versão com o ator Robert Pattinson. Versões dentro de versões com outras versões em paralelo… é muito Batman, mas como ele mesmo gosta de dizer, não é a pessoa vestindo o bat-traje que importa, mas sim as ações que fazem dela um verdadeiro Batman.


Agora o que você acha disso tudo? Concorda? Ou acredita que é muito Batman em pouco tempo? Deixa um comentário ai falando pra gente e até a próxima!


Rafael O. Bottene.



17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Rua Campos Salles, 405 - Centro

Piracicaba/SP 

 

+55 (19) 99148-6677 (Whatsapp)

contato@nineyards.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

CONTATO