Buscar
  • Nine Yards - Especialistas em Inglês

Community: Limpeza "Squeaky Clean"

O co-criador de Rick and Morty (Dan Harmon) é também o criador da série Community, de 2009. Recém chegada à Netflix, a série de comédia conta o dia-a-dia de um grupo de estudos de espanhol, cheio de personalidades diferentes na “Community College” (Faculdade Comunitária, uma espécie de instituição de ensino superior que não exige vestibular, qualquer pessoa pode se matricular e cursar).

Community está disponível na Netflix.

Em um dos episódios, o reitor da faculdade, Craig Pelton, precisa que o grupo de estudos o ajude a limpar um “simulador espacial” que, na verdade, é um simulador em forma de trailer, da década de 1980 da rede de restaurantes KFC com tema espacial, e precisa estar perfeitamente limpo para uma apresentação no campus. Para enfatizar o quão limpo ele quer que o “simulador espacial” fique, o reitor diz a seguinte expressão (em negrito):

I expect this craft to be squeaky clean in time for the pretend launch in front of the press

“Espero que esta nave esteja limpíssima a tempo para o lançamento fictício para a imprensa.”


A tradução está corretíssima, mas você até poderia traduzir pretend launch para lançamento de mentira (pretend é ”mentir”, “fingir”). O que importa é a ideia de que o lançamento da nave não é real. Bom, de volta à expressão. Squeaky Clean de fato significa “limpíssimo”, mas por que o uso de squeaky? O que significa esta palavra? Clean se traduz para: “limpo”, então é fácil de entender. Porém, o que esse squeaky está fazendo aí? Tudo começa com a palavra squeak, sem o “y” final. Seu significado é de “um barulho agudo”, “chiar”, “rangido”. Ela pode ser encontrada na descrição do barulho que os ratos fazem, ou um chão de madeira de uma casa velha, quando você pisa no lugar errado e faz aquele barulho chato. The mouse is squeaking O rato está chiando. The wooden floor squeaks O chão de madeira range. Agora em Squeaky Clean, a palavra Squeak ganha um “Y” no final. Isso serve para transformá-la em um adjetivo. This wooden floor is very squeaky, right? Esse chão de madeira é bem barulhento, não é? Mas com a expressão do episódio de Community, não estamos falando de barulhos, estamos falando de limpeza, certo? Na verdade, significa os dois. Sabe o que mais faz um barulho breve e agudo? Quando você limpa um prato de forma tão perfeita que ao passar o dedo nele, faz um barulho chato, porque não há mancha alguma sobrando. Squeaky Clean significa deixar algo limpo a ponto de fazer barulho. O melhor exemplo possível dessa expressão está em episódios do desenho Bob Esponja. Eu não tenho um em específico em mente, mas uma das coisas mais comuns é ver o Bob Esponja, que é obcecado por limpeza, lavando pratos, cozinha ou sua casa e ouvir o clássico som chato e agudo que serve para te lembrar que tudo está limpíssimo. Ou lave um prato super bem lavado e passa o dedo nele, é para dar certo. Agora me dê licença que vou lavar a louça. Rafael O. Bottene.

0 visualização

Rua Campos Salles, 405 - Centro

Piracicaba/SP 

 

+55 (19) 99148-6677 (Whatsapp)

contato@nineyards.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

CONTATO