Buscar
  • Nine Yards - Especialistas em Inglês

To map something out: Mapeando Planos!

Em outro texto, eu escrevi sobre um jeito diferente de preparar planos. Mas, no caso, a expressão to cook something up não serviria para planos simples do dia-a-dia ou algo menos engenhoso. Não se preocupe! Essa nova expressão preenche esse vácuo - que, para variar, a encontrei em um episódio de Community (tem de tudo nessa série!)



Em Community, vemos as situações cômicas de um grupo de estudantes de uma Faculdade Comunitária. No episódio em questão, eles vão para um bar comemorar o aniversário de um dos amigos do grupo. A personagem Annie finge ser outra pessoa por conta de seu RG falsificado. Nos Estados Unidos, a idade legal para beber é 21 anos, portanto, ela era menor de idade para entrar no bar. Annie, após algumas bebidas, resolve soltar suas frustrações para a barista, referindo-se a si mesma como se fosse outra pessoa:

She’s got the next 15 years of her life all mapped out.

Ela tem os próximos 15 anos da vida planejados.

A legenda do Amazon Prime Video está certa, mas eu tomei liberdade de mudar algumas coisas para deixar mais “ao pé da letra” da frase em inglês. Basicamente, Annie está reclamando que ela mesma é tão preocupada com seu futuro que já tem os próximos 15 anos da vida mapped out. Sim, essa expressão em negrito é a mesma coisa que dizer planned out (traduz para “planejado”).

  1. Plan; tradução “plano”

  2. Map; tradução “mapa”

Como você pode ver, a estrutura das duas é semelhante, mas a primeira seria a melhor opção em termos de sentido. Se você quer dizer que planejou algo, provavelmente deve usar o verbo “planejar”. Porém, a ideia da segunda é que você estaria “fazendo um mapa do seu futuro”. Novamente, é uma expressão diferente que faz o uso de metáfora para expressar seu real sentido.


Portanto, a tradução que eu daria é:

To map something out

Planejar um caminho, ações. Pode ser usado para viagens de férias, rotina do dia ou percursos.

Fica a dica, então, de um jeito alternativo de se referir aos seus planos! To map something out e to cook something up (do texto anterior) são uma ótima dupla de expressões para deixar seu vocabulário mais versátil! E impressionar seu chefe.


Até a próxima!


Rafael O. Bottene

0 visualização

Rua Campos Salles, 405 - Centro

Piracicaba/SP 

 

+55 (19) 99148-6677 (Whatsapp)

contato@nineyards.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

CONTATO